A História do Rock Latino #01: Uruguai - Nossa Invasão

A História do Rock Latino #01: Uruguai

Publicado em 05 maio 2015


 A história do Rock Latino contada, a partir dos países, em uma série de vários posts pelo Nossa Invasão. Se quiser ouvir o som das bandas latinas citadas basta clicar no nome delas.



 Pra começar vamos falar do Uruguai, nosso pequeno vizinho, pobre de território e rico de cultura e beleza, terra de grandes artistas e pensadores.
 A primeira geração do rock uruguaio surge durante os anos 50, influenciado pela música que surgia no norte, de caras como Elvis Presley, Buddy Holly, Little Richard e Chuck Berry, que através da rádio e do cinema difundiam sua música. Eram comuns os shows desses músicos em Montevidéu, no Teatro El Cine Plaza. Ao final da década, os jovens uruguaios já começavam a montar suas próprias bandas.
Los Shakers
 A ligação dos latinos com o Rock n' Roll se consagrou de fato com a chegada dos Beatles e consequentemente outras bandas da cena inglesa, como Kinks, Rolling Stones, Beach Boys, Animals... Surgiam em solo celeste, bandas como Los Mockers e Shakers com cabelinho asa-delta e todos os iê-iê-iê's possíveis. Era uma boa época, o país ia muito bem, com alto desenvolvimento social e estabilidade política.

 Chegava a década de 70, e com ela vieram tempos difíceis. Se esgotavam os recursos minerais e energéticos, daí veio a desestabilização, o estado de emergência, a suspensão das liberdades civis e por fim, o golpe militar. Apesar das dificuldades, ainda surgiam bandas e o estilo ia aos poucos se difundindo. Sob influência do rock psicodélico e progressivo, surgiam bandas como Psiglo, Opa e Días de Blues, dentro dos movimentos estudantis e anti-ditadura. Muitos deles foram censurados, perseguidos e torturados. É a marca de sangue deixada pelos regimes autoritários na América Latina.
  Em 1985, finalmente é reinstaurada a democracia e assim começa o verdadeiro grande "BOOM" do rock uruguaio. Junto com a liberdade de expressão, inúmeras novas bandas: Guerrilla Urbana, Los Invasores, Los Estómagos, Traidores, Los Tontos; e festivais como Montevidéu Rock. (1986 e 88). O movimento punk vindo de Inglaterra e Estados Unidos já tinha um influencia enorme sobre os jovens da época.
Festival Montevideo Rock
  Durante os anos 90, o rock nacional acabou perdendo espaço no Uruguai, ainda surgiam bandas novas, mas a estrutura para se manter era complicada, já não haviam tantas oportunidades. Uma das bandas que se manteve forte durante esse período foi a Buitres. Outras, apesar um difícil período, tem nos dias de hoje grande reconhecimento, como o El Cuarteto de Nos (Melhor banda uruguaia - na minha opinião e na da Carol), Buenos Muchachos e Trotsky Vengara.
  O rock só volta a aparecer mesmo lá pro final da década de 90, graças a cena de Heavy Metal que surgia. A maior delas, a Reytoro, com integrantes da banda Chopper. Então voltam a surgir diversos festivais e os baixos preços dos cd`s nacionais em comparação aos importados estimulam o mercado da música, principalmente o do Rock.
 Dos 2000's pra cá muita coisa legal surgiu: Motossiera (Punk) e Sordromo (Alternativo), Vale a pena conferir! 
 Para o Uruguaio, o rock é mais que música. É uma instituição, é um pilar fundamental na cultura e história.
El Cuarteto de Nos
 É isso, companeros, ficamos por aqui. Fique atento as próximas publicações para conhecer a história do rock nos outros países da América Latina. 


"Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa: Proibido cantar. Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa: É proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem. Ou seja: Ainda existe gente que canta, ainda existe gente que brinca" (GALEANO, Eduardo - O Livro dos Abraços, 1988)

* Este post é uma homenagem a Eduardo Galeano, escritor uruguaio, falecido em abril/2015.

Um comentário:

  1. gracias por difundir irmaos!!! Nossa musica, e tamben o rock tem muita influencia brasileira... Eu recomendo que você ouça a banda da "Abuela Coca", é dos 90 e ainda continua fazendo shows! Os caras sao muito foda! abrazo grande, vamo arribaa bo!!!

    Minha banda favorita do brasil e PLANET HEMP!!

    LaLagartijaNomá

    ResponderExcluir



Tecnologia do Blogger.

@INSTAGRAM